quarta-feira, 8 de maio de 2013

Questão fronteira da Amazônia

Vamos apresentar uma analise da dinâmica de ocupação da nova fronteira amazônica no interflúvio entro os rios Xingu e Iriri, no estado do Pará, conhecida também como Terra do Meio. Essa região tem vivenciado uma fase de expansão de fronteira agrícola sem ordenamento ou plano de gestão territorial, e nos últimos anos, tem sido palco de inúmeros conflitos.
Na analise sobre a estruturação do território, buscou-se identificar e caracterizar os principais fatores, suas estratégias socieconômicas e as formas de apropriação fundiária. Na região entre os rios Xingu e Iriri, que engloba parte dos municípios de São Félix do Xingu e Altamira, de acordo com estimativas feitas com os dados do Prodes, o desmatamento passou a se intensificar a partir do final dos anos de 1990.
A abertura da estrada da Companhia Mineradora Canopus, permitiu a entrada das madeireiras, de levas de imigrantes e a formação de vários núcleos populacionais. Por volta de 1998-2000, teve inicio um novo ciclo de atividades, desta vez de fazendeiros, especuladores e pecuaristas que se apropriaram da terra, utilizando a densa rede de estradas deixada pelas madeireiras, acelerando a ocupação da região.
Vilarejos e pequenos núcleos populacionais surgiram a partir de 1992, concentrando em seu entorno famílias colonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário