quarta-feira, 8 de maio de 2013

Desigualdades Regionais


As desigualdades sociais não se limitam apenas em pontos como cor, posição social e raça, mas também nas conhecidas desigualdades regionais, que são as desigualdades entre regiões, cidades, estados etc. Pensando em desigualdades pensamos logo em lugares mais pobre aonde a escassez acaba sendo a palavra chave, e vendo por esse lado pensamos no lugares mais pobres do Brasil: a região Nordestina. Neste estados se encontra pessoas que o rendimento não passa de 20 reais por pessoa, isso levando conta apenas a alimentação.
Fazendo uma classificação, baseando no IDH das regiões brasileiras, teremos a seguinte hierarquia:
Primeiro lugar: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e Mato Grosso do Sul,
Segundo lugar: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá,
Terceiro lugar: Acre, Pará e Sergipe 
Por último estão os estados do nordeste com exceção de Sergipe. 
Lembrando que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) significa como a população de um determinado lugar está vivendo, segundo a qualidade de vida, renda per capita, mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, expectativa de vida, qualidade de vida, qualidade dos serviços públicos (saúde, educação e infraestrutura em geral). 
A partir desses fatos verifica-se que dentro de um país pode haver vários tipos de desigualdades que podem ser decorrentes de vários fatores (históricos, econômicos, sociais etc.).


Nenhum comentário:

Postar um comentário